quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Já é carnaval cidade, acorda pra vê!!!


Chiclete com Banana responde críticas de Nizan Guanaes
Fonte: Mariana Mendes A TARDE On Line


O publicitário Nizan Guanaes usou o Twitter nesta terça-feira, 12, para fazer críticas ao turismo da Bahia, ao Carnaval e usou o grupo Chiclete com Banana como alvo de comparações, gerando muita polêmica.

Após afirmar que Salvador está perdendo a preferência dos turistas para outras capitais brasileiras, entre elas Florianópolis (SC), Guanaes atacou o axé e o vocalista da banda, Bell Marques: "Esta indústria do axé, personificada em Bell do Chiclete, só destroi a Bahia. Ele não é um artista. É um crooner careca. Tudo nele é mentira", disse o publicitário.

Guanaes chegou a insinuar que o cantor e banda seriam uma farsa e críticou o trabalho do grupo: "Bell é o não artista. Você já reparou que a mídia não cobre ele. Quando ele lança um CD não tem nem crítica. Um sujeito que lança um vinho tinto.", escreveu no microblog.

Para o grupo baiano, os comentários de Guanaes foram considerados ofensivos e fora de propósito. Aos seguidores do Chiclete com Banana, Wadinho Marques, tecladista do grupo e irmão de Bell, usou como resposta um ditado popular: "Deixo esse provérbio para alguém: Os cães ladram e a caravana passa", escreveu o músico no Twitter oficial da banda.

Já o diretor do Camaleão, Joaquim Neri, preferiu responder com mais clareza: "Acho que ele (Nizan Guanaes) foi deselegante, agressivo e beirando a imbecilidade. Não sabemos o porque de tudo isso, mas ele parece que está com problemas com a Bahia. Para nós (do Chiclete com Banana) ele quis agredir a Bahia e usou Bell e o Chiclete como metáfora para falar com o governo".

No Twitter, Guanaes voltou a usar o nome de Bell Marques para fazer críticas a capital baiana, que segundo ele, usa de uma falsa imagem de estrutura turística: "O Rio é a bola da vez. São Paulo está sem posicionamento. E Salvador já era. Salvador não tem praia para o turista, não tem hotel. E a orla é um favelão. Salvador está como Bell do Chiclete: careca e fingindo que tem trança".

Em seguida, Guanaes crítica a expressão "chicleteiro" usada pelo grupo para classificar seus fãs. "Eu não sou chicleteiro. Eu sou baiano. Alguém já ouviu Caetano ou Gil dizerem tal coisa: "Caetaneiro"", postou o publicitário.

Rebatendo mais uma vez a crítica de Guanaes, o diretor do Camaleão explicou a origem da palavra: "A expressão "Chicleteiro" nasceu naturalmente, em um dia de Carnaval, como forma de apaziguar a disputa entre as torcidas dos times baianos - Bahia e Vítoria - logo após Bell cantar os hinos dos clubes, como sempre faz, seguindo um discurso mais ou menos assim: "Aqui, nesse bloco, ninguém é Bahia ou Vitória, todo mundo é Chicleteiro", mostrando que a disputa dos times está fora da folia do Carnaval", explicou.

Segundo Neri, a expressão caiu no gosto dos fãs e passou a caracterizar todo o público que aprecia e segue o Chiclete com Banana pelo país, e que por se tratar de um grande público, também ganhou o título "Nação Chicleteira".

"É claro que nem ele, nem ninguém, tem a obrigação de ser Chicleteiro. Se torna um quem quer. Mas ele tem a obrigação de ser respeitoso com as pessoas que fazem sucesso a partir da Bahia, independente do estilo musical ou gosto, assim como ele também fez", rebateu Neri.

De acordo com a assessoria da banda Chiclete com Banana, os integrantes do grupo resolveram que até o momento não irão falar sobre o assunto. O vocalista do grupo, Bell Marques, principal alvo das críticas de Guanaes, está fora do país viajando com a família.As críticas de Guanaes ao turismo em Salvador começaram após uma matéria públicada pela New York Times que mostra o Estado como um dos principais destinos turísticos mundiais, incluindo Salvador.

Mas, mesmo assim, o públicitário baiano crítica a falta de avanço e desenvolvimento turístico na capital: “A Bahia que o NY Times está se referindo é Trancoso, Itacaré, Algodões, Maraú. Eu estou falando da falta de eixo de Salvador. E em turismo e cultura, suprapartidariamente, tudo que a Bahia avançou nestas duas áreas ficou para trás”, escreveu Guanaes em um dos tweets.

No entanto, ele diz que a população é que é responsável por essa falta de crescimento. "Antes que alguém queira pegar alguém pra Cristo, isto não é culpa nem do governo e nem dos prefeitos. Culpados somos nós, baianos", declarou.

Nenhum comentário: