sábado, 13 de fevereiro de 2010

Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa


A mídia vem a todo o momento nos confundir em relação ao que se refere “liberdade de expressão”, pois vimos vários comunicadores que se dizem profissionais proferirem argumentos tendenciosos para devidos temas, debates e discussões sociais, e classificarem os seus próprios julgamentos e interesses como opinião pública, será que isto seria mesmo a tal “liberdade de expressão” que eles tanto prezam? Observamos muitos noticiários e programas sensacionalistas destoando as informações diante dos pontos de vista individualistas e quando são reprimidos pela opinião pública através de representações da sociedade civil, eles recorrem a própria se justificando por meio de argumentos facciosos defendendo um único interesse que não é o público e sim o privado.

Segundo a nossa constituição a liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Já a liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular. Pelo que podemos entender a liberdade de imprensa deve garantir a liberdade de expressão, ou seja, fazer valer a opinião pública e os seus interesses, mas o que acontece é justamente o contrário, a mídia inverte os papéis colocando a liberdade de expressão (interesse público) como um canal viabilizador da liberdade de impressa (interesse privado).

No fim de 2009 foi promovido a Conferência Nacional de Comunicação, evento do qual a mídia brasileira (grandes emissoras de rádio e TV) se negaram a participar, exceto o grupo BAND. Como se ainda não bastasse a abstenção por parte das emissoras, a Rede Globo fez declarações sem nenhuma pertinência em relação a temática, mais uma vez utilizando a tal “liberdade expressão” ,deles, para justificar o boicote a um movimento que é oriundo da sociedade civil, movimentos sociais e da própria opinião pública, a qual eles dizem defender os interesses. Antes mesmo destes acontecimentos, a mídia já se colocara contra o advento da TV Digital, alegando mais uma vez os interesses público através da “liberdade de expressão”, sendo que a tecnologia vem com a proposta de democratizar a mídia, pluralizando a diversidade e multiplicando os números de canais e programas, tendo como principal objetivo garantir a interatividade e direito de escolha da população, talvez estas conquistas e avanços não sejam interessantes pra mídia, uma vez que, o consumidor vai ter muito mais informações e poder de decisão dentro dos seus processos de escolha.

Portanto a liberdade de expressão é muito mais do que transmitir a informação, ultrapassa as relações entre o meio e a mensagem, pois prioriza a ligação entre o emissor e receptor, ambos respeitando as suas cognitividades, visões de mundo e juízo de valor.

Nenhum comentário: