segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dica Cultural - Gainsbourg – o homem que amava as mulheres, “biografia fantasiosa”

Verdades pouco importam quando se busca retratar um mito. Seu legado é maior que sua vida. Neste espírito, Joann Sfar, célebre autor de graphic novels na França, concebeu o longa Gainsbourg – o homem que amava as mulheres, “biografia fantasiosa” do músico fodão Serge Gainsbourg.


“Fodão” nunca foi usado com tanta propriedade. Mesmo sendo um cara tão lindo quanto um joelho, Serge Gainsbourg conquistou as mulheres mais cobiçadas de seu tempo. Na lista estão Brigitte Bardot, Juliette Gréco e Jane Birkin. Apesar dos três nomes, é impossível mensurar quantas outras chegaram ao clímax com a participação (mesmo que indireta) de Gainsbourg: é dele o hino de motel mais famoso, “Je t’aime, moi non plus”.











No longa de Sfar e certamente

por ele ser do mundo das artes plásticas, Gainsbourg desenvolve um alter ego malvado que se apresenta em formato de boneco. Alguém a quem culpar por seu comportamento destrutivo e, ainda assim, invejável. Uma maneira de externalizar o demônio que morava dentro dele. Demônio do qual todos nós compartilhamos, em maior ou menor proporção.

A cada maço de Gitane, a cada gole de álcool, a cada mulher conquistada, Gainsbourg se mostra um gênio sem regramento. Nada é meio termo: melhor é tudo ao extremo. E assim o homem se torna mito. Mesmo que tenha a cara de joelho.


por
em 30/07/2011 às 10:11 | Cultura, PdH Shots, Resenhas


Nenhum comentário: