domingo, 5 de fevereiro de 2012

LEGADO


Buscando no dicionário Michaelis encontrei a seguinte definição:

legado1
le.ga.do1
sm (lat legatu) 1 Disposição, a título gracioso, por via da qual uma pessoa confia a outra, em testamento, um determinado benefício, de natureza patrimonial; doação "causa-mortis". 2Parte da herança deixada pelo testador a quem não seja herdeiro por disposição testamentária nem fideicomissário. 3Na Roma antiga, comandante de uma legião. L. cultural:língua, costumes e tradições, que passam de uma a outra geração.

legado2
le.ga.do2
adj+sm (lat legatu) 1 Que, ou o que é encarregado de qualquer missão diplomática. 2 Que tem a função de embaixador extraordinário da Santa Sé. 3 Prelado, geralmente cardeal, encarregado dessa embaixada.

Por que falar disso em plena greve da PM na Bahia? Porque estou afim! Muito tenho escutado nesses últimos meses sobre esta palavra. Que legado quero construir na minha vida. Como quero ser lembrado quando partir desta para outra.

Podemos e devemos fazer várias e várias reflexões, andar por diversos setores desde mitologia, passando por diversas religiões e chegando a si próprio, sozinho no mesmo ponto de partida, após girar 360°. Daí já começa o erro! Não podemos dizer: “Vou dar um giro de 360° na minha vida!” Isso é a mesma coisa que girar e parar no ponto de partida. Podemos sim, dar 5, 20, 180°, pois teremos alguma mudança.

Está aí o sentindo, ou o começo dele. Você pode e deve meditar, refletir, compartilhar idéias e trocas de experiências com amigos tentando entender o seu EU.

E nessa linha de tempo e raciocínio que tenho começado, embora que tarde, entender e/ou reconstruir o meu legado.

Mais que diabo de legado é esse? Ainda não sei responder completamente essa pergunta, mas estou chegando num consenso. Embora, já saiba que sou um homem normal diferente dos ditos normais, que busca através da Fé entender o cotidiano, as pessoas e o amor.

Sou sim, uma pessoa disposta a compartilhar com os amigos, a defender o que acredito ser certo, a reconhecer quando estou errado e a querer sempre o melhor para você! Não sou vingativo, mas gosto de utilizar as próprias armas do inimigo para mostrar a ele o quão estava errado e fazê-lo refletir.

Então, por enquanto é isso. Um pouco de confusão, mas que espero leve VOCÊ a reflexão!

Pense nisso. Que legado quer pra ti?

Abraço,

Xan Sobral

Nenhum comentário: