terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Democratização da Comunicação


O debate trás o crescimento, a formulação de novas idéias, a motivação de sempre querer alcançar mais e lutar por aquilo que realmente se acredita. Este foi o territorial de Salvador na Primeira Conferência de Comunicação Social da Bahia realizado no último sábado, dia 02 de agosto de 2008 no Colégio Parque situado no bairro da Caixa D’água que teve participação de vários órgãos públicos e representantes da sociedade civil e o Digo & Penso teve lá para conferir, acompanhar, debater e contribuir.

Como já era prevista nenhuma cobertura dos meios de comunicação comerciais, pois para eles não é viável se debater a democratização da comunicação ficando evidente a proteção do oligopólio e dos seus interesses individualistas, o mais interessante é que muitos deles chegam a afirmar o seu compromisso com a população pelo social através da comunicação, mas fica notório com a ausência destes meios na cobertura e divulgação do debate, qual o verdadeiro compromisso deles, dispensando qualquer outro comentário.

O evento teve a sua abertura com uma apresentação teatral de uma rádio comunitária que vivia a ameaça de ser fechada por causa de interesses políticos, logo após a encenação foi à vez dos representantes de cada classe social, profissional e política, como a liderança estudantil, o sindicado dos jornalistas, o sindicato dos radialistas e publicitários, professores da área de comunicação, bem como os representantes do governo do Estado discursarem sobre a importância do evento e o debate, depois da cerimônia de abertura foram divididos os grupos em quatro eixos temáticos distribuídos em salas com mediadores e sensibilizadores de cada tema, os assuntos foram 1) Comunicação e Desenvolvimento Territorial, 2) Políticas Públicas de Comunicação, 3) Comunicação e Educação e 4) Cidadania e Novas TIC. Depois dos debates ocorridos em dois momentos foram apresentadas propostas e elegidos 75 delegados para defesa das próprias, com o então feito o evento foi encerrado com a presença do Assessor de Comunicação do Estado da Bahia Robinson Almeida que esteve presente deste o início do cerimonial.

Agora é cobrar do governo ações para colocar em prática todas as propostas idealizadas junto à sociedade civil e fazer com que os debates que foram realizados em todos os territoriais não venham cair no esquecimento, pois é do interesse da comunidade que todos nós possamos atuar como agente de mudança dentro deste processo e fiscalizar as ações e políticas públicas.

4 comentários:

Aline Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Araújo disse...

Meu caro Lamarca...
Como já era de esperar a mídia nos ignorou mais uma vez, porém, isso foi apenas mais uma forma de evidenciar que ainda é controlada pelos partidários do coronelismo, enfim...
Pensar e lutar contra a "cegueira" travestida em conformismo e apatia, em suma levar em conta que outros mundos são possíveis e depende, sobretudo, de nossa criatividade, determinação e ousadia e/ou atrevimento é uma demostração de que não somos cegos muito menos fantoches para assistirmos bestializados a desgraça de nosso povo.
Parabéns a todos organizadores e participantes, da Conferencia, que fizeram de um sonho um projeto e farão de um projeto a transformação da realidade de um povo que sofrido.
Hasta la vista siempre mi querido...