quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Com a boca no mundo... "Resposta"



Prezado trabalhador,

Em atenção a sua mensagem, por meio da qual o senhor manifesta a sua indignação quanto ao mau atendimento recebido no SIMM. Segue alguns esclarecimentos:

As unidades do Sistema Nacional de Emprego - SINE executam, dentre outras, a intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação social e profissional - todas as ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Essas são executadas de forma descentralizada, por meio de Convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com os Estados, Distrito Federal, e alguns municípios com mais de 200 mil habitantes. Assim, cada Estado ou Prefeitura, sob a orientação deste MTE, torna-se responsável pelas unidades de atendimento do SINE.

A maior preocupação deste Ministério, no que se refere ao Sistema, é o cuidado no atendimento ao trabalhador. Este item é considerado extremamente importante, afinal trata-se de recursos dos trabalhadores.

Nesse sentido, orientamos que todos os postos tratem o trabalhador com o respeito que merecem e que sejam feitas todas as tentativas possíveis no sentido de sua reinserção no mercado de trabalho.

Lamentamos profundamente o ocorrido e informamos que entraremos em contato com os responsáveis pelo SIMM solicitando esclarecimentos e providências quanto ao ocorrido a fim de garantir ao público atendimento digno - direito de todo cidadão.

Informamos ainda, que o Ministério do Trabalho e Emprego está investindo em melhorias no sistema utilizado hoje pelas unidades de atendimento, no intuito de trazer avanços e facilidades para o empregador e aos trabalhadores ou candidatos na consulta de vagas de emprego.

Em curto espaço de tempo será disponibilizado aos trabalhadores a possibilidade de fazer sua inscrição via internet, assim como consultar oportunidades de emprego, evitando, dessa forma, que o mesmo tenha de se locomover constantemente para verificar tais oportunidades.

Agradecemos o contato, ressaltando que a sua participação é de suma importância para que se construa um Sistema que atenda às demandas de todo cidadão.



Atenciosamente,

Coordenação do SINE/CGER/DES/SPPE/MTE

Coordenação do Sistema Nacional de Emprego
Secretaria de Políticas Públicas de Emprego
Ministério do Trabalho e Emprego

Nenhum comentário: