terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ditadura Pós-moderna! O que mudou de lá pra cá?


Ontem mais uma vez assisti uma obra audiovisual do nosso cinema brasileiro que retratava o período mais obscuro da nossa história protagonizado pela ditadura militar, e vi o quanto somos desinformados da nossa verdadeira memória, uma imensa e profunda amnésia social que a nação brasileira vive mergulhada até hoje. O filme mostrava a censura, a tortura, e a dominação dos meios de comunicação pela ditadura, ou seja, enquanto a nação era amordaça e os direitos à liberdade de expressão eram destroçados; muito sangue também era derramado em prol de um regime opressor; eles nos davam uma falsa sensação de que tudo estava bem, o simulacros do país do samba, mulata e futebol era estereotipado no exterior, enquanto famílias e lares eram despedaçados. Depois de mais uma vez refletir diante destas informações, me indaguei se de lá pra cá alguma coisa mudou em nosso país; pude perceber que a censura foi amenizada, a dominação dos meios foram bem distribuídas e maquiadas para dar uma falsa impressão de liberdade, até o direito de escolher os nossos governantes, desde que sejam os mesmos de sempre que causaram o verdadeiro caos social, foi nos dado. Eles devem nos perguntar, o que vocês querem mais? Nós queremos uma democracia legítima, pois não vivemos em um regime democrático, pois as nossas escolhas são limitadas e a maior parte dos nossos direitos são negados para satisfazer o capital de uma pequena parte gananciosa por poder. Que regime é este? Onde os pais da ditadura ainda estão no poder e os filhos dela são inertes! Onde nas ruas ainda existe a máquina de “repressão do estado” militarizada, a qual conhecemos como polícia militar! Acredito que poucas coisas mudaram de fato, mas alguns passos foram dados para tais mudanças, mas precisamos acelerá-los, pois ainda vivemos em uma crise de identidade por desconhecer a nossa memória, e isto nos faz reféns das torturas que nunca saíram de cena, mas que com aquela velha receita de pão e circo são facilmente esquecidas.

Vejo em meu estado a policia militar lutar por melhores salários para o seu sustento, tanto familiar como profissional, mas a luta deveria ser por uma polícia democrática que se libertasse do militarismo que os impede de serem dignos e respeitados, pois a libertação dos grilhões da polícia implicaria diretamente na retirada das nossas mordaças, as quais fomos sentenciados pelo nosso sistema. A prova de que a luta pela desmilitarização da polícia seria um afronto para a nossa ditadura pós-moderna, fica evidente quando na última vez que policiais se aquartelaram com fins de reivindicar por melhores condições de trabalhos e salários, o exercito foi mandando pras ruas não somente para garantir a segurança da população como o governo frisava o tempo todo, mas sim para reprimir o próprio militarismo, impondo de forma incondicional e ostensiva o fim da greve, agora imaginem se todas as polícias militares do país decidirem se mobilizar para as suas desmilitarizações? A ditadura pós-moderna enfurecida com certeza colocaria os seus tentáculos de fora para mandar mais uma vez as forças armadas pras ruas garantirem a ordem e progresso, ironicamente até a frase do nosso símbolo nacional é pedante e impositiva, pois diante das atitudes reveladas pela nossa história nos dá várias conotações daquilo que é dito, ou pior, ditado o tempo todo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, mudou muita coisa, temos mais desempregados, mais miseráveis, mais prostitutas, mais traficantes. Enfim foi crescimento relevante

Gregoriano disse...

Esqueceu de frisar que temos também mais pessoas pobres conquistando um espaço social, principalmente em uma faculdade, que na época da ditadura, restrita apenas para as elites.E as altas patentes, hereditárias, agora democrática as massas populares. Chega de máscara, chega de militarismo maquiado.

Unknown disse...

alguém podem me falar quem era os presos políticos será que era prefeito,deputado,ministro,governadoreu acho que os militares tirou a mordomia desses políticos ne tirou o tutu deles só vejo falar em presos políticos nunca ouvir falar que na ditadura um trabalhador, boia fria,um agricultor que foi preso na ditadura .me desculpa se eu estiver errado