sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Com a boca no mundo... "Greve da Polícia Militar"



Vivemos em um modelo de sociedade ultrapassado dentro de uma crise de identidade, existencialismo e memória social, e por este motivo não consigo entender como podemos nos considerar um regime democrático, onde temos uma estrutura da década de 40 vigente ainda em nossa nação. Então como sobrevive uma máquina de repressão militar dentro de uma democracia? O mais interessante é que o militarismo engessa o aparelho repressor do próprio Estado, o impedindo de lutar pelos seus interesses corporativistas; será que não seria melhor enterrar o nosso passado ruim e aprendermos viver em liberdade e comunhão? O feitiço vira contra o próprio feiticeiro quando o seu código de conduta o impede de transformar a sua própria realidade.

A Polícia Militar do Estado da Bahia mais uma vez vive a sua crise ideológica de identidade rompendo com as suas próprias bases e contradizendo o seu código de conduta, acredito que para implementar mudanças permanentes neste processo seria melhor que todos os policiais trocassem de distintivos, mas como aqui é um espaço público onde até mesmo a hierarquia militar tem o direito de expressar as suas opiniões dentro de uma das poucas mídias democráticas que sobrevive sob as ameaças de intervenções políticas; vamos publicar a insatisfação e manifesto dos nossos policiais militares:


Trechos da carta de um policial.

SENHORES OFICIAIS,


É TRISTE VER A NOSSA INÉRCIA, ESTAMOS ESPERANDO QUE MAIS UMA VEZ AS PRAÇAS GANHEM ALGO PARA NÓS, UMA COMPLETA VERGONHA, PARASITAS. É LAMENTÁVEL VER O COMANDO DANDO UM SHOW DE DESFAÇATEZ E CARA DE PAU EM TODOS OS JORNAIS DO ESTADO E DO PAÍS.
O COMANDO VEM PERSEGUINDO OS SUBORDINADOS E CUIDANDO PARA QUE NINGUÉM ESTUDE E TENHA UMA VIDA DIGNA.

MATAR? MORRER? OU SIMPLESMENTE DEIXARMOS A COVARDIA DE LADO?

O NOSSO GOVERNADOR COLOCOU O CMT GERAL ESTRATEGICAMENTE À FRENTE DAS NEGOCIAÇÕES, UM POBRE COITADO QUE NÃO TEM PODER DECISÓRIO NENHUM (ZERO) SEM FALAR QUE DEVE ESTAR SEM DORMIR A UNS VINTE DIAS, TUDO PELOS NOVE MIL DO SÍMBOLO. A PROSTITUIÇÃO PELO TAL AGRADO ESTÁ ENFRAQUECENDO O MOVIMENTO E NÓS, A MAIORIA, ESTAMOS SUCUMBINDO, ESTAMOS NOS RENDENDO. NA MANHÃ DO DIA 10AGO09, SEGUNDA, A TROPA DO BATALHÃO DE CHOQUE PAROU E O CMT GERAL FOI LÁ E PROMETEU O QUE PODIA E NÃO PODIA, E AQUELES MILICIANOS FORAM ÀS RUAS, QUAL O MOTIVO?

DÁ NÁUSEAS VER COMANDANTES REUNINDO SUAS TROPAS TRADUZINDO FIELMENTE O QUE OUVIRAM NAS REUNIÕES COM O COMANDO GERAL, SÓ BESTEIRA, DISCURSO DO GOVERNO, DISCURSO DE GAVETA, E AI DE QUEM NÃO REPRODUZIR. FICO IMAGINANDO QUANDO ESTES ÚLTIMOS BOTAM SUAS CABEÇAS NO TRAVESSEIRO.

AS ASSOCIAÇÕES DEVERIAM SE NEGAR A NEGOCIAR COM O CMT GERAL, SAIR DE DENTRO DO QUARTEL. QUARTEL NÃO É LOCAL DE NEGOCIAÇÃO. NEGOCIAR COM UM SUPERIOR HIERÁRQUICO NÃO É O MELHOR CAMINHO, NÃO É CONFORTÁVEL TEMOS QUE SENTAR COM ALGUÉM DO GOVERNO E QUE TENHA PODER DECISÓRIO, USEMOS ALGUMA COISA DO GERENCIAMENTO DE CRISES. O SISTEMA, MANCOMUNADO COM A IMPRENSA ESTÁ GANHANDO TEMPO E ENFRAQUECENDO O MOVIMENTO. AS UNIDADES DO INTERIOR NÃO SABEM O QUE ESTÁ OCORRENDO NA CAPITAL, ISSO É VERDADE E É SÉRIO.

A SOCIEDADE, A IMPRENSA, OS COLEGAS NO INTERIOR, NOSSOS PARENTES, TODOS TEM QUE SABER DA NOSSA BOCA, DOS NOSSOS TELEFONES GRAMPEADOS QUE NÃO TEM VIATURA NAS RUAS DA CAPITAL BAIANA E QUE AQUELAS QUE ELES ASSISTEM SÃO DA ADMINISTRAÇÃO TAPANDO UM BURACO. TEMOS QUE DIZER. TEMOS QUE NOS ARTICULAR, SOLTAR A VOZ. USAR OS MEIOS LEGAIS. DOIS GATOS PINGADOS CONSEGUEM PASSAR UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA E NÓS, MILHARES, NÃO CONSEGUIMOS MOSTRAR A REALIDADE, A SABER: DE SEGUNDA PARA TERÇA OCORRERAM NOVE HOMICÍDIOS E VINTE E QUATRO CARROS FORAM TOMADOS DE ASSALTO.


SIMBOLICAMENTE SANGUE DE COMPANHEIROS JÁ ESTÁ SENDO DERRAMADO, MUITOS JÁ ESTÃO COM SUAS CARREIRAS COMPROMETIDAS, LEIA-SE FUTURO DA FAMÍLIA. VAMOS VER UM OU DOIS LUTANDO SOZINHOS. OS SOLDADOS FICAM ESPERANDO E CABREIROS. E NÓS? TEMOS MEDO DE UMA RENCA DE DESMORALIZADOS, UNS QUE CAÍRAM AQUI POR ACASO, POR QUATROS ANOS FAMINTOS E SEDENTOS POR DINHEIRO E PODER E OUTROS CAQUÉTICOS QUE JÁ DEVIAM TER IDO EMBORA E ESTÃO INERTES, NÃO PARA NOS AJUDAR, MAS PARA POSSIVELMENTE ASSUMIR O CMDº GERAL. O GOVERNO REUNIU "OS NOSSOS CORONÉIS" E DISPAROU: "RESOLVAM ESTÁ MERDA OU BAIXO UMA LEI AMANHÃ MANDANDO TODOS COM MAIS DE TRINTA ANOS DE SERVIÇO EMBORA (PARA RESERVA)”.


Depois de lê com bastante atenção este manifesto realizado pelos policiais militares fico imaginando se toda esta estrutura denunciada acima, ainda tem condições de sobreviver em pleno século XXI, pois para mim fica provado que o sistema é caduco e o aparelho executor do Estado é inerte, ou seja, só serve como ornamento psicológico, ou melhor, como amuleto para espantar o mal social que nos assola “o inimigo visível” criado pelo próprio sistema através da repressão.

2 comentários:

Lúcia Leiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Leiro disse...

O direito à greve é constitucional e ela existe não para afrontar o cidadão, mas para que este possa perceber que a reivindicação do trabalhador é legítima e necessária à sua sobrevivência, pois nesse sistema exploratório, pautado na lógica do capital, em que o lucro atropela e dizima as pessoas, é importante que os trabalhadores levantem a sua voz e denunciem um sistema que vive a sugar como vampiro as forças, as energias do indivíduo para enriquecer os pequenos grupos da pirâmide social.

Minha solidariedade aos policiais militares. Amanhã é a vez das universidades públicas (UEBAS).